Cataclysm… Live at Cafe Oto é um registo de improvisação livre da autoria dos Cyclone Trio, formados em 2013, em Brisbane, Austrália. O grupo é constituído pelo saxofonista londrino Massimo Magee e pelos bateristas australianos Tony Irving e Tim Green. Magee e Irving haviam já colaborado anteriormente noutros projectos, com o disco Vitriol & The Third Oraculum (577 Records, 2020) a ser o mais recente exemplo de tal parceria. Já este Cataclysm… Live at Cafe Oto, tal como o nome prontamente indica, foi gravado no Cafe Oto - um dos espaços mais vibrantes da capital inglesa no que toca à exposição do que melhor se faz no domínio da música avant-garde -, tendo sido não só o último concerto realizado nesta sala antes da quarentena, como também o segundo concerto de sempre do grupo, facilitado pelo facto de, à data, Tim Green se encontrar a realizar uma tour europeia.

O álbum consiste apenas uma faixa que corresponde à totalidade da performance, a qual ocorreu sem interrupções ao longo de quase 40 minutos. Sem instrumentos harmoniosos e com o saxofone mais dado a explorações texturais do que a linhas melódicas, este é um disco em que os poucos instantes de ordem funcionam como tábuas de salvação para os ouvintes (espectadores), quais fugazes sinais de esperança que emergem do caos e cacofonia que prevalece ao longo de toda a gravação.  Além disso, a amparar as divagações do expressivo e endiabrado sopro tenor de Magee, encontram-se os incansáveis e energéticos Irving e Green, que formam um par que raramente dá espaço ao público para respirar através da densa camada sónica que debitam. Assim, este é um registo brutal, cru e explosivo, com escassoz momentos de acalmia que, sempre que assumem a dianteira, são rapidamente derrubados pelo poderoso e pujante momentum do trio.

Dado a altura em que o concerto foi realizado, não podemos não ficar tentados a interpretar este Cataclysm de uma perspectiva metafórica, considerando-o, exactamente, uma expressão do cataclismo para o qual o mundo então se encaminhava (ou previsão do que aí viria?): a situação pandémica já era muito provavelmente sentida e vivenciada pelos Cyclone Trio, visto que a 10 de Março já poucas dúvidas havia sobre a gravidade do COVID-19. Deste modo, acima de tudo, Cataclysm… Live at Cafe Oto é uma gravação a ser ouvida como uma catártica e libertadora mensagem, gravada num momento de viragem da nossa história, facto que a torna numa crua e violenta vocalização do mundo contemporâneo em que vivemos.