Matthew Halsall está de regresso a Portugal. O multifacetado músico mancuniano tem agendados 2 concertos em terras lusas no âmbito do Misty Fest’23, passando primeiro por Lisboa, a 20 de Novembro, no Centro Cultural de Belém, e seguindo no dia seguinte para norte, onde se apresentará na Casa da Música, no Porto. Na bagagem traz um disco incontornável do jazz de 2023 – An Ever Changing View –, além de décadas de experiência como multi-instrumentista, compositor e gestor de uma editora discográfica.
An Ever Changing View foi lançado em Setembro passado pela Gondwana Records, editora de Manchester que Halsall fundou em 2008. A Gondwana Records conta no seu catálogo com praticamente 7 dezenas de lançamentos cuja música é essencial para compreender o jazz britânico (e não só) da contemporaneidade. Contemporaneidade essa em que também se encontra inserido o mais recente trabalho do trompetista, no qual nos é apresentada uma síntese sónica em que spiritual jazz se mistura com influências advindas de universos musicais como o minimalismo, a eletrónica e a música ambiente.
An Ever Changing View é, também, o culminar de uma imersão do trompetista em espaços arquitetónicos e lugares naturais de imenso valor estético e fenoménico. Desse modo, resulta a música deste álbum numa visita guiada a um mundo naturalista em que o eterno movimento da realidade é captado através de composições soberbamente arranjadas, focadas na experiência narrativa e dotadas de uma profunda capacidade catártica. Falamos, pois, de música expansiva, meditativa e espiritual, que se traduz num convite à contemplação consciente, voltada para o exterior, para a natureza.
Numa conversa muito agradável tida por Zoom (toda a tranquilidade da música de An Ever Changing View, sentimo-la também em Matthew Halsall), ficámos a saber mais pormenores sobre o que esperar das suas atuações na próxima semana em Portugal. Conversámos também sobre as dinâmicas e processos criativos subjacentes à feitura de An Ever Changing View, além de discutirmos a importância e impacto que a Gondwana Records tem na vida do músico. Além disso, tentámos perceber o que anda a magicar para um futuro próximo. Tudo e isto e muito mais para ficar a saber nesta entrevista com Matthew Halsall.
Entrevista completa para ler em Rimas e Batidas.